CHEGOU A VEZ DAS HEALTHTECHS?

CHEGOU A VEZ DAS HEALTHTECHS?

Health Tech é o termo que define a aplicação da tecnologia em saúde. Esse segmento tem sido o responsável por implementar novas tecnologias no setor, trazendo soluções para otimização dos processos de gestão, soluções tecnológicas para a prevenção e diagnóstico de doenças, melhoria na qualidade de vida e acessibilidade aos serviços de saúde.

Em um momento de pandemia, a aplicação da tecnologia na saúde escalou como nunca nos últimos meses. Processos que anteriormente estavam datados pela falta de agilidade, hoje ganham mais força graças à tecnologia utilizada pelas Health Techs. Ações e recursos apoiados pela tecnologia combatem os inimigos da saúde, agindo diretamente no problema, conscientizando ou até mesmo melhorando processos. 

Nos últimos dois anos, as startups focadas em health já arrecadaram mais de U$ 10 bilhões em financiamento em quase 1.000 negócios, segundo dados da Pitchbook e Crunchbase, e agora, em meio à uma pandemia, cada vez mais grandes fundos buscam investir em empresas que trazem a tecnologia  e inovação para um ambiente engessado como a saúde. 

Investidores experientes acreditam e estão em busca de um novo unicórnio vindo do setor das Health Techs e destacam alguns pontos de atuação na área da saúde em que a implementação da tecnologia pode se tornar um item escalável e lucrativo. Entre os pontos de oportunidade de atuação, destacam-se:

  • Terapêutica digital e online:  Em um momento onde a saúde mental está em pauta, startups que viabilizam o acesso à terapias online e de forma acessível saem na frente. 

  • Telemedicina: Uso de tecnologia da informação para o suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e emissão de laudos médicos a distância. 

  • Marketplace: Viabilizar o acesso de novos profissionais e pacientes a consultórios. 

  • Big Data: Utilização da tecnologia para identificar os fatores de riscos, recomendar prevenções, além de possibilitar a detecção de epidemias ou novos tratamentos.

A tecnologia tornou o leque de possibilidades de transformação do setor da saúde muito maior. As oportunidades de crescimento das Healtech são promissoras e é inegável os benefícios que as tecnologias digitais e a otimização de processos trouxeram a saúde pública e privada.

Há um longo caminho a ser percorrido para que grandes corporações possam utilizam toda inovação proporcionada pelas Health Techs, mas é um setor para os investidores e entusiastas da inovação ficarem de olho, para acompanhar todo seu crescimento. 

Abaixo, Amure Pinho, presidente da Associação Brasileira de Startups (ABS), destaca os segmentos de startup com maior potencial, citando o setor de saúde, entre outros, como boas oportunidades de investimento. Confira: